top of page

Conceitos de Cinemática

Cinemática é o estudo do movimento dos corpos sem considerar as forças que atuam sobre eles. Um dos conceitos fundamentais da cinemática é a posição, que indica onde o corpo está em cada instante. O tempo é a variável independente que mede a duração do movimento.

Um dos modos de representar a posição de um corpo é através de sua coordenada escalar, que é a distância medida a partir de um ponto de referência fixo. Por exemplo, se medirmos a distância entre um ponto fixo em uma estrada (origem) e a posição de um ciclista a cada hora, podemos representar a posição (km) do ciclista em função do tempo (h).


imagem 1


Outro conceito importante da cinemática é a velocidade, que indica como a posição do corpo varia com o tempo. A velocidade pode ser constante ou variável, dependendo da aceleração do corpo. A aceleração é a taxa de variação da velocidade com o tempo. O gráfico a seguir representa o mesmo movimento da página anterior.

Imagem 2


Leitura de gráficos! Sempre fique atento às grandezas e suas respectivas unidades de medida em cada eixo do gráfico. Volte nas duas imagens anteriores e compare as informações no eixo das ordenadas (vertical).

O gráfico da Imagem 1 representa a posição em função do tempo e podemos fazer algumas observações importantes: se a linha for reta (azul), significa que o corpo tem velocidade constante. Se a linha for curva (vermelha), significa que o corpo tem velocidade variável, ou seja, tem aceleração diferente de zero!

Já o gráfico da Imagem 2 representa a velocidade em função do tempo. Neste caso, as duas linhas são retas e a diferença está na inclinação. Quando uma reta está paralela ao eixo das ordenadas (horizontal), significa que o corpo tem velocidade constante (azul). Do contrário (vermelho), o corpo tem aceleração diferente de zero!

Ficou alguma dúvida? Quer acrescentar algo à discussão? Comente aqui ou entre em contato!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page